Foto: Charles Guerra (Diário)
A Brigada Militar realizou operação envolvendo 60 policiais militares extras em 13 motos e 25 viaturas na tarde de quinta-feira em Santa Maria
A população de Santa Maria, provavelmente, notou uma presença maior de policiais militares nas ruas hoje à tarde. Isso porque a Brigada Militar deflagrou a 2ª edição da Operação Avante Total em 2018. Além do efetivo de rotina, 60 PMs dos esquadrões do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon) da BM e do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE), ambos com sede em Santa Maria, participaram das ações. Parte do policiamento participou do lançamento da operação em frente à sede do 1ª RPMon, na Rua Pinto Bandeira às 16h. A força-tarefa está programada para seguir até a 1h da manhã.
Operação investiga fraudes no Minha Casa Minha Vida
Segundo o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, a ofensiva vai ao encontro das metas de redução de indicadores criminais como homicídios e roubos a pedestre.
- O trabalho de desarmamento, a retirada de circulação de armas e facas, o levantamento de residências abandonadas, de locais mais a ermo, onde pode haver incidência de consumo ou tráfico de drogas, fazem parte das estratégias de prevenção desses delitos - explicou.
A corporação previa abordagens, revistas e patrulhamentos. Os locais e horários escolhidos para a intervenção são os de maior incidência de delitos na cidade. O nome da operação é o mesmo do programa de consultas integradas da BM, que permite o mapeamento pelo setor de inteligência.
Sete são presos em operação contra roubo e receptação em Santa Maria
A Praça Saldanha Marinho esteve entre as rotas da operação. A reação do comerciante Hebert Peixoto, 53 anos, que estava local quando três policiais chegaram em motocicletas, não era de surpresa.
- Não venho muito no Centro, mas quase sempre tenho visto brigadianos por aqui, não em grande número, mas vejo - relatou.
De acordo com o comandante do 1ª RPMon, tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, a operação também foi realizada na região, dentro da disponibilidade de efetivo dos municípios.